JESUS FOI O PRIMEIRO A CURAR DOENÇAS CAUSADAS POR MAUS ESPÍRITOS

JESUS FOI O PRIMEIRO A CURAR DOENÇAS CAUSADAS POR MAUS ESPÍRITOS
MATEUS, EM SEU EVANGELHO, NO CAPÍTULO 8 DIZ: PELA TARDE, APRESENTARAM A JESUS MUITOS POSSESSOS DE "DEMÔNIOS". COM UMA PALAVRA EXPULSOU, ELE, OS ESPÍRITOS E CUROU TODOS OS ENFERMOS. EM LUCAS, NOS VERSÍCULOS 24 A 26 DO CAPÍTULO 11, É DITO: (24) QUANDO UM ESPÍRITO IMUNDO SAI DO HOMEM, ANDA POR LUGARES ÁRIDOS, BUSCANDO REPOUSO; NÃO O ACHANDO, DIZ: VOLTAREI A MINHA CASA, DONDE SAI. (25) CHEGANDO, ACHA-A VARRIDA E ADORNADA. (26) VAI ENTÃO E TOMA CONSIGO OUTRO SETE ESPÍRITOS PIORES DO QUE ELE E ENTRAM E ESTABELECEM-SE AI.

sábado, 16 de janeiro de 2010

CAP. 5 - "OS MORTOS" POR DETRÁS DA ANOREXÍA E BULIMIA

Garota de 16 anos
“Gian, hoje me sinto um lixo, vomitei o almoço todo e as coisas que depois comi no barzinho em frente ao trabalho.”
“Querido, minha cabeça parece que vai explodir..mas não explode..fica somente me atormentando..eu gostaria de explodi-la, sentir um “POW” e depois o silencio absoluto..sentir que virei ninguém, que ninguém me vê..ouve..que jamais existi. Mas, não, eu existo, sou de carne e osso e de banha. Sou uma porca gorda (mentira era magra) não consigo aceitar a comida dentro de mim..por algum motivo não “quero estar essa que estou”. Quero morrer, Gian.
“Queria me sentir leve e vazia por dentro” e não consigo..qualquer grão de comida significa um pesadelo. Eu pesava 55 Kl há seis meses..depois 49..agora 42. Comecei a ficar ansiosa para emagrecer mais e mais..é horrível..mas ver os ossos aparecendo no meu corpo me deixa estranhamente feliz “.
“Meu pai dia desse veio me xingar, dizendo que devo parar de vomitar porque viu restos da sujeira na privada. Xingou muito, disse que não vai mais comprar nada de comer para deixar em casa.. e assim tem sido..a geladeira esta vazia..nem pão c manteiga tem mais. Quando eles querem comer saem ou comem escondido..escondem no guarda roupa e trancam tudo.”
“Gian, desculpa esse desabafo todo, mas é realidade. Eu tentei me reaproximar de minha mãe e meu pai, mas tudo vai de mal em pior. Quero morrer... Quero muito morrer, não me resta mais nada a fazer. Juro que ficaria satisfeita se uma bala perdida explodisse minha cabeça. Queria isso muito, muito mesmo, acabaria de vez com o pesadelo da minha vida.
Saio de noite e fico perambulando pela rua, acendo um cigarro.. dou um tempo e volto p casa..Não estou mais conseguindo me concentrar. Meu Deus, eu quero morrer mesmo..falei para você que ia ser assim desde que começamos a conversar, lembra? Estou super inconstante..tem hora que parece que estou bem e de repente estou no inferno de novo!!”
“Querido, ontem eu estava tramando, tinha uma vontade incrível de emagrecer até a morte para morrer leve e feliz, já que não tenho coragem de me suicidar. Minha realidade está muito alienada porque para mim perdeu o sentido estudar, malhar e trabalhar. Tenho que trabalhar por causa do salário no fim do mês e porque ajuda a fazer com que o dia passe mais rápido. Preciso tc contigo, estou muito perdida Gian. Agradeço tua atenção. Hoje saio do serviço as 17 h, talvez consiga tc com você lá pelas 18h. Bjus”.
“Gian, você é a única pessoa com a qual posso me abrir. Pela manhã acordei mais leve e meu pai, que já não estava tão brabo comigo, comprou pão e me preparou o café. (fazia tempo que não fazia isso), mas não senti a mínima vontade de comer. Sinto medo de comer, comer e não parar mais de vomitar durante o dia. Separei um salgado bem gostoso e este vai ser meu almoço”.
“Parece que é de propósito, eu cheguei em casa e meu irmão que estava na net disse: “essa net é uma merda, caiu e não quer entrar mais. Queria tc com você, mas, tudo bem, pois depois do meu desabafo por depo. contigo passei o dia inteiro sem miar e olha, Gian, fazia dias que estava neste circulo vicioso. Bjus, Gian”
“Você me disse para parar de tomar remédios mesmo se havia te dito que não tomava mais. Menti, porque acho que estou sob seus efeitos colaterais. Estes efeitos viciam e fazem com que as pessoas continuem. Eu tomo por causa do intestino. Você tem razão, eu só pioro as coisas, mas estar curada para mim é ser magra, magérrima mesmo, me sinto feliz quando vejo meus ossos. Logo, continuo com os laxantes e provoco vômitos.”
“Estou triste e ao mesmo tempo aliviada por não ter que mentir para meu pai, pois ele acha que fiquei melhor, mas ele nem sonha os pesadelos que ainda tenho mesmo se estou melhor. A diferença é que agora estou um pouco mais gordinha porque já não fico miando o tempo todo. Meu pai, agora, apelou em falar em Deus, mas vindo dele... Deus soa em vão. Acredito que seja uma força maravilhosa esperando que a gente entre em sintonia, mas até lá a gente apanha da vida.“
“Gian, agradeço a atenção, a paciência e a compreensão que está tendo comigo. Você é uma pessoa muito importante para mim”.



Garota de 14 anos
“Não tou bem não, amigo, mas é sempre assim. Parece difícil acreditar, mas tudo começou com nove anos quando comecei a tomar duas cartelas de remédio escondido por dia. [passei mal varia vezes] ..foi ai que tentei cortar pela primeira vez meus pulsos. Tenho raiva de mim mesma porque nunca consigo..não consigo me matar, mas sei lá, acho que não preciso da tua ajuda”
“Sei lá, mas estes caras que ouço suas vozes parece que gostam de mim..dizem que me querem do outro lado..que é só um pulinho..nada de mais. Ai, pra que continuar vivendo se minha vida é uma merda...se nada te faz bem ou feliz?”
“Querido, me desculpa a demora, mas aconteceu muita coisa na minha vida...deprêe do caramba porque minha mãe descobriu os cortes no meu pulso e me levou a um psicólogo. Sinceramente, acho que nem ele e nem ninguém pode me ajudar. Claro que preferiria não ter nem Ana nem mia, viver como uma pessoa normal, mas já que as tenho, como me ajudam a chegar onde eu quero, as trato com o carinho porque são minhas amigas. Antes que esqueça vou ficar um tempo sem entrar na net pq estou de castigo.

Moça de 18 anos.
Jean várias vezes pensei em me matar. Teve um dia que quase me joguei de uma ponte. Eu tinha prova na escola e meu pai, que tinha brigado feio comigo, ao invés de me levar até a escola, me deixou 5 quadras antes. Eu tava muito chateada, triste e com raiva, matei a prova e fiquei numa igreja que havia por perto. Comecei a chorar tanto que foi para casa a pé [e olha que é longe] daí tinha uma ponte no caminho, olhei bem pro rio que tinha embaixo e ai quase me joguei. Não sei como, mas de repente uma voz na minha cabeça começou a dizer: vai se joga, pra que continuar vivendo e sofrer? Até teus pais não gostam de você. Mas ai pensei na pessoa que mais amo nessa vida, minha mãe...então não fiz nada e fui para casa e abracei minha mãe. Contei pra ela o que tinha ouvido e quase tinha feito, ai ela procurou um psicólogo para mim..só que as consultas são caras e ela não pode bancar por muito tempo sem contar para meu pai.
O começo? Desde que eu era pequena todo mundo falava que eu tinha que ser modelo e tal. quando era criancinha minha mãe nem quis me levar pra ver essas coisas pq ela imaginava como era feio este mundo.dai quando cresci um pouquinho meu tio, irmão da minha mãe, passou a me incentivar para ser modelo, até bancou meu book.antes eu não ligava,mas como ficava todo mundo falando decidi que devia experimentar. Gostava de pensar as pessoas me perguntarem se era modelo para dizer: sou sim.
ai meus pais me levara numa agencia, eu tinha 13 anos, e as pessoas disseram que eu devia emagrecer um pouquinho. logo apareceram “vozes” na minha cabeça que diziam que tinha que emagrecer, e que se não o fizesse, matariam minha mãe.
Quanto a medicina, desde que tinha uns 10/12 anos, gosto de ouvir as pessoas dar conselhos, ajudar, sabe! Pena que os conselhos não servem pra mim. daí comecei a pensar em psiquiatria sem saber que era parte da medicina. obrigada por me ouvir, amigo
mas, então, quanto a esta sensação de acompanhamento, os vultos e as vozes que me assustam. as vezes é como se quisessem que eu morresse. Ai na minha cabeça vem coisas que não sou eu que penso, tenha até vergonha, tipo “me masturbar” “fazer sexo com qualquer um” ou, então, “como vai achar um namorado assim gorda”, mesmo se sou magra, ou “olha o tamanho da sua bunda”, mesmo se por ser pequena eu gostaria que fosse roliça porque, sabe, creio nessa tal de lei da atração.
o pior são aqueles momentos de compulsão, como se uma força maior me dominasse..e nestas crises escrevo do meu diário coisas horríveis que quando as leio depois rasgo as folhas porque tenho certeza que não foi eu que as escrevi. Jamais escreveria coisas assim! Não sei que dia vc disse que vou acordar com um sorriso, torço para que aconteça logo sabe. muito obrigada mesmo por toda sua ajuda. Beijos.
Obrigada, amigo! As vezes eu preciso de um chacoalhão pra acordar!! Pra cair na real e me lembrar que o que quero mesmo é estudar e me tornar médica. Valeu, beijo.

Garota de 15 anos.
Gian, você me disse que ontem morreu uma “Ana”, eu sei, era minha amiga e a gente conversava muito. Alguns dias atrás outra amiga, uma “Mia”, foi internada no hospital Ipiranga. Não vou querer saber o que vai lhe acontecer, porque antes de ir escreveu: tou indo pra um lugar melhor...obrigada por tentar me salvar!! Obrigada por se preocupar comigo!! Mas não da não...ela, a Mia que ta do outro lado, ta me esperando. Agora é tarde, devia ter saído disso, mas achei que não. Só assim as vozes que me atormentam vão me deixar em paz.

Enquanto isso, de acordo com o foco da ciência médica, a anorexia e bulimia não são manias, nem comportamentos, mas uma doença.
Etimologicamente, o termo anorexia deriva do grego “an”, deficiência ou ausência de “orexis”, apetite. A anorexia nervosa já era um transtorno conhecido em épocas antigas. Durante a Idade Média, as práticas de jejum foram compreendidas como estados de possessão demoníaca ou milagres divinos. Bell, em 1985, relata o comportamento anoréxico realizado por 260 santas italianas aparentemente em resposta à estrutura patriarcal a qual estavam submetidas, conhecida como “anorexia sagrada”. Também na idade media se descreve a vida de algumas santas como Lidwina (Lydwine) de Shiedam - uma santa do século XIV que viveu na Holanda; ou a santa Wilgefortis, filha do rei de Portugal - que jejuou e rezou a Deus pedindo que lhe tirasse sua beleza, para, desta forma, afastar de si os homens. Esta santa foi adotada em alguns países da Europa como santa patrona daquelas mulheres que desejavam ver-se livres da atenção masculina.
A mais famosa anoréxica da história é Santa Caterina de Siena (1347), que aos 7 anos começou a recusar os alimentos e na adolescência só se alimentava de pão e ervas. Ingressou na ordem das Dominicanas e foi conselheira do Papa Gregório IX em Avignon. Ao perceber que suas tentativas de unificação do papado não deram resultado, se sentiu fracassada. Após este acontecimento deixou de alimentar-se e morreu. No século IX em Avicena, o príncipe Hamadham estava morrendo por não se alimentar, vitima de uma imensa melancolia. Esta é a primeira referencia de um anoréxico no contexto médico
Em 1694, Morton descreveu a "extenuação nervosa", considerando se esta a primeira descrição clinica do transtorno. Mas foi William Gull quem utilizou pela primeira vez a expressão "anorexia nervosa" em uma conferencia dada em Oxford (Gull 1874): "forma peculiar de doença que afeta principalmente mulheres jovens e caracteriza-se por emagrecimento extremo” cuja “falta de apetite é decorrente de um estado mental mórbido e não a qualquer disfunção gástrica". Gull descartou a possibilidade que uma enfermidade orgânica justificasse a anorexia. Na mesma época e de maneira quase simultânea, se produziu a descrição da doença por Laségue (1873), qualificando-a de inanição histérica e considerando-a, da mesma forma que Gull, uma doença psicogêna (Toro,1996). No final do século XIX, em 1893, Freud descreveu um caso de anorexia tratado com hipnose, um ano mais tarde descreveu a doença como uma psiconeurose de defesa, ou neurose da alimentação com melancolia. No começo do século XX, a anorexia começa a ser tratada sobre um ponto de vista endocrinológico, assim em 1914 Simonds um patologista alemão, descreveu uma paciente caquética, a quem, ao fazer-lhe autopsia encontrou uma destruição pituitária e durante os 30 anos seguintes, reinou a confusão entre insuficiência pituitária (doença de Simonds) e anorexia nervosa. A partir dos anos 30, a anorexia passa a ser estudada principalmente sobre o ponto de vista psicológico, deixando no esquecimento as antigas discussões sobre a origem endócrina ou psicológica do transtorno.
Russel em 1970 e 1977 tentando demonstrar a relação entre as teorias biológicas da origem da doença com as psicológicas e sociológicas, chegou às seguintes conclusões:
-O transtorno psíquico provoca a diminuição da ingestão de alimentos e a perda de peso
-A perda de peso é a causa do transtorno endócrino
-A desnutrição piora o transtorno psíquico
-O transtorno psíquico também pode agravar de maneira direta a função hipotalâmica e produzir amenorréia
É provável que exista uma relação entre um transtorno do controle do hipotálamo na ingestão e na recusa da alimentação, característico da anorexia
O transtorno hipotalâmico poderia alterar as funções psíquicas, gerando atitudes anômalas frente ao alimento, imagem corporal e sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário